Barragem Luis Vieira desde que foi inaugurada há 34 anos nenhuma manutenção de grande porte foi realizada

barragem-luis-vieira-rio-de-contas-lm

A Barragem Luis Vieira, localizada no município de Rio de Contas começou a ser construída em 1965, durante as escavações foi detectada uma falha tectônica, por conta deste fato as obras foram paralisadas, sendo retomadas após dez anos, em 1975. O açude Luis Vieira hoje possui pouco mais de 18 milhões de m³ de água.

canal-barragem-lm

A barragem foi construída para garantir o abastecimento de Rio de Contas e o projeto de irrigação do Rio Brumado no período de estiagem. O projeto inicial do açude foi elaborado pelo DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, na época a empresa Geotécnica foi à responsável pelos estudos geológicos e geotécnicos da área.

construindo-barragem-lm

A inauguração foi em 1983, desde a data inaugurada nenhuma manutenção de grande porte foi realizada e alguns problemas na estrutura como rachaduras, desgastes dos cabos de aço e rompimentos de adutoras estão sendo apresentados e em virtude disso, uma intervenção terá que ser feita com urgência.

rachaduras-barragem

Fotos: Reprodução

A população de Rio de Contas está preocupada e acredita que algo pior possa acontecer. Rui Ribeiro de Carvalho responsável pelas obras de manutenção da Barragem Luis Vieira, informou a reportagem da Rádio Rio de Contas FM, que o açude não corre o risco de romper, porém admitiu a inexistência de manutenção por conta de falta de verbas. Desde que foi inaugurada, há 34 anos, nenhuma manutenção de grande porte foi realizada. Os riscos são iminentes, e caso algo aconteça, os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas serão impactados diretamente.


Comentários

Os comentários estão fechados.