Incêndio de grande proporção volta atingir áreas da Chapada Diamantina

Um incêndio de grande proporção está atingindo a área florestal na região da Serra das Almas, trecho entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações de populares passadas ao site Livramento Manchete, o fogo deu início na manhã desta terça-feira (29), por volta das 10:00h.
Os brigadistas Gaviões da Chapada, possivelmente já foram informados sobre o incêndio que atinge a Área de Proteção Ambiental – APA, ameaçando a biodiversidade da região.
O incêndio causa muita fumaça na região e o fogo assusta moradores de comunidades próximas à mata.
Há oito dias, na mesma região um incêndio florestal destruiu áreas da nascente do Riacho das Pedras na Chapada Diamantina, cerca de 19 militares do Corpo de Bombeiros da Bahia, foram acionados para combater as chamas, os bombeiros também contou com o apoio do GRAER – Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Os focos do incêndio foram debelados após cair fortes chuvas na região.
O instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) já tinha alertado sobre a possibilidade de incêndios para os próximos dias, mapeando as áreas de alto risco na Chapada Diamantina. Por conta das altas temperaturas e a baixa relatividade do ar (clima seco), esta época do ano (que começa em agosto se estendendo até dezembro) é favorável aos incêndios. Nesse período deve-se evitar queimadas em terrenos para o plantio, jogar cigarros ou atear fogo em estradas próximas a florestas e matas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais Notícias
Boa noite. Pena que o agressor ja estar solto. Ameaçando os familiares.
Bom dia querido povo dessa cidade linda onde eu nasci meus sentimentos á todos os familiares descanse em paz meu velho amigo que deus conforte o coração de todos sou…
Meus sentimentos a todos familiares e amigos, ela foi minha professora 😢
Isso tudo por falta da sinalização dos quebra molas ,que ainda não foram sinalizados A noite fica impossível enxergar eles.(quebra molas)