Um jovem identificado como Esli Pedro Santos Silva, de 25 anos, morreu atropelado na madrugada da última quinta-feira (03), na cidade de Jacobina, na Chapada Diamantina, após desobedecer uma ordem de parada que foi solicitada por uma guarnição da Polícia Militar. Conforme informações obtidas pelo Livramento Manchete, a vítima participava de uma festa no Bairro Novo Amanhecer, quando saiu para buscar bebida.
Pedro conduzia uma motocicleta e no caminho, encontrou com uma guarnição da PM que fazia patrulhamento na cidade. Os militares teriam ordenado uma parada de abordagem, porém o jovem desobedeceu os policiais e tentou fugir. Ao tentar escapar da patrulha policial, Esli perdeu o controle de direção da moto e acabou caindo do veículo, onde posteriormente foi atropelado pela viatura.
Esli era conhecido como Peu e era uma pessoa querida na cidade. Além de estudar História no Campus IV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ele trabalhava fazendo pequenos reparos domésticos como instalação de máquina de lavar, lustres, luminárias, montagem de móveis, manutenção em portas e janelas de madeira.

Relatos de amigos da vítima sobre o acontecimento.
Um amigo da vítima, que optou por não se identificar, relatou que Esli estava em sua moto, e o que o veículo não possuía documentos, e por isso tentou escapar da guarnição. Uma amiga que estava na mesma confraternização afirmou que ele saiu para comprar bebidas, parou a moto na frente de uma distribuidora local e de repente se assustou quando viu os policiais. “Ele perdeu uma moto recentemente e é o veículo que ele tinha para trabalhar, se deslocar para as casas onde fazia consertos, comprar material e fazer tudo para sobreviver”, explicou. Após ver os policiais, ele arrancou com a moto e passou cerca de duas ruas até ser alcançado.
Ela afirma que o rapaz era uma pessoa boa, querida por toda a cidade “não criava problema com ninguém e era trabalhador. Ele só ficou com medo de perder a moto. É uma dor muito grande, estamos sem saber o que fazer, mas temos a certeza de que vamos lutar por justiça”.
“Não sabemos exatamente o que houve, mas a gente sabe que a viatura bateu no fundo da moto e depois passou por cima do corpo dele. Não sabemos se isso foi proposital ou não conseguiram frear e aí aconteceu isso, mas o fato é que nosso amigo morreu”, disse a amiga.

Em nota, a 24ª Companhia Independente de Polícia Militar lamentou a morte do jovem Esli Pedro durante a ocorrência. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e foi registrado no plantão da delegada titular da 16ª Coorpin, Manuela Rodrigues. Ainda segundo informações, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia – SSP-BA informou que vai determinar que a Corregedoria da PM apure o caso. Info: Correio*