A Barragem Luiz Vieira “Açude Brumado”, localizada em Rio de Contas vai liberar mais uma vazão emergencial na próxima sexta-feira (17). As comportas serão abertas entre o meio dia de sexta-feira até a madrugada do sábado.
Através desta publicação alertamos as pessoas banhistas que frequentam os balneários público, onde as águas vão passar, a fim de evitar acidentes. No último sábado aconteceu uma tragédia no Poço Preto, uma criança de 7 anos morreu após ser arrastada pela correnteza da vão que ocorreu no fim de semana. Não há informações sobre o volume de água que será liberado na nova vazão emergencial. A anterior teve 1,1 milhões de metros cúbicos de água liberada.
A Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas, possui cerca de 63.429.790 metros cúbicos, são 63,84% de sua capacidade atual.
A terceira vazão emergencial vai ocorrer para atender novamente as demandas dos pequenos produtores de agricultura no município de Dom Basílio, conforme termo de alocação aprovado pela comissão gestora dos Açudes Luiz Vieira e Rio do Paulo, manifestação recebida do INEMA condições previstas no item 2.5 do Termo de Alocação de Água 2020/2021 ao DNOCS/CEST-BA.