O vírus da Influenza H3N2 tem deixado várias cidades em alerta por conta do aumento no número de casos da doença. Em Livramento de Nossa Senhora, a UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento Marilton Tanajura Matias registrou um aumento nos atendimentos a pacientes com síndromes gripais. A virose começou a se propagar há cerca de quinze dias. Foi necessário montar uma tenda na entrada principal para tentar administrar a superlotação.

Fotos: Ailton Oliveira / Livramento Manchete 
Segundo informações obtidas pelo Livramento Manchete, a UPA está atendendo uma média de 200 pacientes por dia, o que tem prolongado no tempo de atendimento. Além dos funcionários que atuam na unidade, mais profissionais foram contratados para ajudar a equipe e atender as demandas, aos pacientes. Inclusive os medicamentos estão se esgotando muito rápido.
O que é a gripe H3N2?
O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A. Ele causa os mesmos sintomas apresentados por quem é infectado pelo vírus H1N1. Os sintomas são: febre acima de 38 graus, dores no corpo, dor de garganta e dor de cabeça, tosse, espirro, coriza, calafrios, náuseas e vômito, cansaço excessivo, moleza e diarreia.
Prevenção
Devemos manter as medidas contra a covid-19, como uso de máscara, lavagem das mãos e o distanciamento social, também ajudam na prevenção da gripe. A imunização é outra medida eficaz contra a doença.