Foto: Ailton Oliveira / Livramento Manchete

A Barragem “Engenheiro Luiz Vieira”, localizada no município de Rio de Contas, sangrou após 14 anos. A sangria deu início no último sábado (08), após as fortes chuvas que caíram sobre a região da Chapada Diamantina desde os últimos meses do ano passado.
O açude foi inaugurado no ano de 1987, sua área alagada atinge 7,75 km². Na época que foi finalizada a construção sua capacidade total era de 105.000.000 m³.
O Açude Brumado como também é chamado, é responsável por abastecer as cidades de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio através dos serviços da ADIB – Associação do Distrito de Irrigação do Brumado.
Conforme informações da ADIB, neste domingo (09), por volta das 07:00h, a Barragem Luiz Vieira registrava uma cota de 1.026,27 m³, ou seja: uma lâmina de água, com 27 cm de espessura, acima da cota de sangria defluindo pelo vertedouro. (Volume cota de sangria: 99.351.557 m3).
A barragem transbordou pela última vez no dia 12 abril de 2007. O açude também passou por uma revitalização em 2020, todo trabalho foi realizado pelo DNOCS que garantiu a segurança do reservatório, e tranquilizando toda a população do entorno para o risco de rompimento.
Alerta
Por medida de segurança o DNOCS alerta ribeirinhos, banhistas, criadores de animais e populares, que evitem qualquer atividade às margens do Rio Brumado. As comportas da Barragem Luiz Vieira serão abertas em vazão de 80% a partir das 14:00h deste domingo (09). Devido as chuvas intensas o sangradouro está vertendo água em aproximadamente 40cm. Porem o órgão comunica que não há motivos para pânico. O alerta deve chegar a todos para evitar acidentes.