A Fundação Oswaldo Cruz deve entregar já em fevereiro, para o Ministério da Saúde, as primeiras doses da vacina contra a covid-19 totalmente fabricadas com o Insumo Farmacêutico Ativo, IFA nacional, produzido por Bio-Manguinhos, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Segundo a Fiocruz, as vacinas estão em diferentes fases de produção e começam a ser envasadas ainda neste mês.

Na última sexta-feira, a Fiocruz recebeu da Anvisa a autorização para o uso do IFA nacional, que vem sendo produzido pela instituição desde julho do ano passado, quando assinou contrato de transferência de tecnologia com a parceira AstraZeneca. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, lembrou que esta pandemia tem demonstrado o quanto é importante fortalecer a capacidade da ciência, da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.

Já o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, destacou que ao conseguir a aprovação do registro da vacina contra a covid-19, 100% nacional, o laboratório oficial do Ministério da Saúde, garante a eficácia e a segurança necessárias às vacinas.