Por: Ailton Oliveira Caires

O Casarão Deoclides Alcantara, localizado na Praça Dom Hélio Pascoal, ao lado da Prefeitura, no Centro de Livramento de Nossa Senhora, foi demolido na manhã da última sexta-feira (28), por conta do estado de ruínas que se encontrava.
Parte da lateral da estrutura já havia desabado no mês de dezembro, após fortes chuvas que caíram no solo livramentense. A demolição do imóvel centenário “Casarão dos Alcântara”, foi anunciada pelo Advogado de Direito Imobiliário Dr. Edson Salomão, por meio de uma nota publica na sexta-feira (21/01).

Não há informações em que data e por quem foi construída a Casa de Deoclides Alcântara. Por suas características tipológicas parece tratar-se de uma construção de meado do século XIX. Seu proprietário mais antigo e provável construtor foi o Cônego Tibério Severino Rio de Contas que, ao falecer, deixou o imóvel para suas irmãs: Cândida Lira da Paixão, Rita e Flora. Deoclides Alcântara a adquiriu em mãos das herdeiras do padre.
Segundo descrição do IPAC – Inventário de Proteção do Acervo Cultural realizada em 1980 o edifício tem plantaretangular com anexos de serviços na parte posterior. O corpo principal é recoberto por telhado em duas águas. Seu aspecto atual é resultante de transformações sofridas no início do século XX, quando as fachadas principal e lateral esquerda foram adaptadas ao gosto neogótico.