Por: Jornalista Ailton Oliveira / DRT – 0006666/BA
Após dois anos de maiores restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o testemunho da fé eucarística voltou a tomar as ruas do centro da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), às 10:00h, em frente à Igreja Matriz, no Centro de Rio de Contas, a Santa Missa do Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, a solenidade foi presidida pelo bispo diocesano Dom Armando Bucciol.
Antes de acontecer a Missa, o grupo da filarmônica Lyra dos Artistas fez uma passeata pelo centro histórico da cidade, onde o prefeito Dr. Cristiano Azevedo e a esposa dele Mariana Cotrim Azevedo conduziram o Brasão paroquial e a bandeira do Santíssimo Sacramento, até a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Fotos: Ailton Oliveira / Livramento Manchete
A festa religiosa rio-contense, acontece de 07 a 16 de junho, o tema central deste ano “Avancem Para Águas Mais Profundas” tem como base a carta pastoral do bispo diocesano Dom Armando Bucciol.
Após a missa das 10:00h, foi realizada às 16:00h, a Procissão do Santíssimo, de enceramento. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.