Foto: Ailton Oliveira / Livramento Manchete
Moradores e lideranças comunitárias da comunidade de Itaguaçú, localizada na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, estão revoltados com o fechamento do Posto de Saúde da Família (PSF), que atende a localidade e povoados vizinhos.
Indignados com a situação, os moradores se mobilizam fazendo manifestos nas redes sociais e divulgaram um vídeo, onde mostra funcionários da prefeitura retirando todo equipamento do prédio do PSF. Conforme informações obtidas pelo Livramento Manchete, a população ainda tentou reverter a decisão da gestão municipal, mas nada adiantou.
A unidade de saúde foi construída na gestão do ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista, e passou por uma grande reforma no ano de 2015, recebendo a aquisição de novos móveis e equipamentos, fato que aconteceu na gestão do ex-prefeito e médico Dr. Paulo Cardoso de Azevedo.
O PSF atuava com atendimento médico e odontológico, e beneficiava as localidades de Itaguaçú, Rocinha, Pernambuco, Tinguí e Água Branca, que agora terão que se deslocar para a comunidade de Matinha, onde serão atendidos. Os munícipes há alguns anos já vinham reivindicando a carência de atendimento médico, serviços básicos, além de remédios que não faltavam para os usuários da unidade.
Relatos de uma moradora que se protestou nas redes sociais:
“Estou divulgando esse vídeo aqui pra mostrar a revolta da comunidade em relação a mudança pra Matinha. Porque a princípio o que nós fomos passadas seria que o posto de Itaguaçu continuaria como posto satélite, mas o que se viu lá hoje não foi bem isso porque até às cadeiras enferrujadas caindo aos pedaços foram levadas de lá de Itaguaçu pro posto da Matinha…
Me desculpa, mas como não deixo de ser uma representante da comunidade deixo aqui minha indignação e peço que @Gerardo Jr juntamente com o prefeito seja dada uma satisfação àquelas comunidades… Rocinha, Pernambuco, Itaguaçu, Canabrava que tiveram a promessa da continuidade no atendimento lá. Até a balança levaram… Cadê o dinheiro da sede nova…” (ressaltou a representante da comunidade).
Momento que funcionários da prefeitura retiram os equipamentos do PSF / O vídeo foi gravado por um morador.