Uma aeronave que caiu na tarde deste sábado (16) em Barcelos, no interior do Amazonas, deixou 14 pessoas mortas. Entre as vítimas, estão 12 tripulantes, além do piloto e do copiloto.
Segundo o prefeito de Barcelos, Edson Mendes, a aeronave saiu de Brasília e levava turistas que iriam pescar na região.
Em entrevista à Band, o prefeito disse ainda que o acidente aconteceu quando a aeronave estava próxima ao pouso, a quase 400 quilômetros de distância da capital Manaus.
NOTA DA DEFESA CIVIL
Uma aeronave modelo Bandeirantes, da Manaus Aerotáxi, prefixo SOG, caiu nas proximidades do aeroporto de Barcelos, a 394 quilômetros de Manaus, na tarde deste sábado (16).
Informações preliminares dão conta de que havia pelo menos 14 pessoas a bordo, sendo 12 turistas e 2 tripulantes. Não houve sobreviventes. O avião saiu de Manaus e transportava um grupo de turistas, entre brasileiros e norte-americanos.
O acidente teria ocorrido no momento em que o avião se aproximava do pouso no aeroporto de Barcelos. As primeiras informações são de que, devido às péssimas condições climáticas, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso. Esse é o período do auge da pesca esportiva. O Corpo de Bombeiros foi acionado.
O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, que acabava de retornar de Brasília e está em Manaus, foi informado. O avião tinha 12 turistas, que iam praticar pesca esportiva do tucunaré, piloto e co-piloto.
NOTA DO CENIPA
Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-SOG, neste sábado (16/09), em Barcelos (AM).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
O CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Foto: Reprodução.