A adulteração foi descoberta por técnicos da Embasa, após moradores reclamarem da falta de água na localidade.

Foto: Ailton Oliveira / Livramento Manchete

Técnicos da Embasa descobriram, na última semana, uma adulteração no hidrômetro da rede distribuidora de água no Distrito de Iguatemi, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora.
Conforme informações obtidas pelo Livramento Manchete, proprietários de carros-pipa estavam furtando água no Distrito, de forma que o volume consumido na localidade não fosse contabilizado pela Embasa. A fraude foi retirada e a Embasa vai calcular o prejuízo causado e o valor da multa será cobrada dos autores que estavam furtando a água para comercializarem de forma clandestina.
Segundo a Embasa, a fraude foi descoberta após várias reclamações da falta de água na região, inúmeras queixas foram registradas nos canais de atendimento ao cliente da empresa. O sistema de abastecimento da localidade estava funcionando normalmente e ofertando água necessária para as residências, a fim do consumo humano.
A ação criminosa resultou em denúncia nesta sexta-feira (12), a Embasa registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Polícia de Livramento de Nossa Senhora, o material de investigação foi entregue ao delegado plantonista. Vídeos e fotos evidenciados ao furto foram apresentados na unidade, onde dará início ao processo criminal.
Crime contra o patrimônio – O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.