Sesab celebra formatura de 95 médicos residentes do HGRS

A turma de formandos de 2025 é composta por residentes de 17 especialidades, incluindo áreas prioritárias como anestesiologia e cirurgia geral, além de neurocirurgia, gastroenterologia, pediatria e outras.

Além de ser o maior hospital público da Bahia, com 640 leitos, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) é uma instituição de ensino certificada pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), oferecendo formação em diversas especialidades. Na última terça-feira (18), a instituição celebrou a formatura de 95 médicos residentes em uma cerimônia realizada no Auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O HGRS, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), realiza anualmente a formatura de seus médicos residentes, marcando a conclusão de um ciclo essencial na formação dos futuros profissionais da medicina na Bahia.

A turma de formandos de 2025 é composta por residentes de 17 especialidades, incluindo áreas prioritárias como anestesiologia e cirurgia geral, além de neurocirurgia, gastroenterologia, pediatria e outras.

Para a diretora do HGRS, Lucrécia Savernini, este foi um dia de grande satisfação e celebração. “Hoje é com muita alegria que nós devolvemos para a sociedade os 95 residentes do Hospital Geral Roberto Santos, com muitas especialidades, sendo algumas muito críticas, e com a certeza de termos dado o melhor ensino técnico e humanizado para que eles saiam bons médicos. E a nossa esperança é que eles retornem para o Sistema Único de Saúde [SUS]”, destacou a gestora.

A formatura não marca apenas o encerramento de um ciclo acadêmico, mas também o início de uma nova jornada profissional. Os médicos recém-formados enfrentarão desafios significativos no SUS, como a alta demanda por serviços especializados, a necessidade de atendimento humanizado e a busca por soluções inovadoras para garantir maior resolutividade na assistência à população. A formação oferecida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) visa preparar esses profissionais para atuar com excelência e compromisso na rede pública de saúde.

Lucrécia compôs a mesa de abertura do evento ao lado do diretor clínico do HGRS, Miguel Mota, do diretor administrativo da unidade, Marcus Vinícius Loureiro; do coordenador de ensino e pesquisa, André Durães; do coordenador do Coreme, André Aleluia; da superintendente de Recursos Humanos da Saúde (Superh/Sesab), Janaína Peralta; entre outras autoridades.

Investimento em formação

O HGRS conta atualmente com 23 programas de residência médica e 270 residentes, dos quais 182 recebem bolsas financiadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), totalizando um investimento mensal de R$ 747 mil. Mas o compromisso com a formação em saúde vai além da residência médica. A SESAB também investe na qualificação de profissionais de outras áreas por meio dos programas de residência multiprofissional, garantindo um atendimento interdisciplinar e integrado para os usuários do SUS.

Para Janaína Peralta, a formação médica é uma das principais prioridades da SESAB. “A pauta de residência em saúde, não apenas a médica, fica ligada a esta Superintendência, embora quem faça toda a execução são as Coreme, as Coremus, diretores gerais e médicos da nossa rede, estamos sempre buscando dar um apoio a vocês”, salientou a superintendente.

Histórico

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação em regime de dedicação exclusiva, coordenada pelo Coreme e realizada em instituições de saúde. Na SESAB, há 102 programas de residência médica, com 1.243 bolsas financiadas pelo Governo do Estado, distribuídas entre hospitais de gestão direta, indireta e filantrópicos.

O governo da Bahia, por meio da SESAB, investe na formação e qualificação profissional para o SUS, garantindo educação em serviço alinhada às necessidades da população baiana. Ao fortalecer os programas de residência médica e multiprofissional, o Estado contribui para o aprimoramento da assistência e para a construção de um sistema de saúde mais eficiente e acessível a todos. Ascom HGRS / Divulgação