Os professores da rede de educação municipal de Aracatú, realizaram no dia dezoito de outubro (18/10), uma reunião em assembleia, onde foi elaborada a pauta do Reajuste Salarial dos servidores.
Durante o debate dos ministrados, houve uma votação para o indicativo de greve, e a seção foi aprovada por unanimidade.
Ficou declarado pelos servidores públicos, que se houver sonegação da prefeita Braulina Lima Silva (Republicanos), os educadores farão no dia 6 de novembro uma nova assembleia, onde será determinado a deflagração do movimento grevista.
A professora Viviane Meira e presidente da APLB, disse ao Livramento Manchete, que se a prefeita Braulina, não encaminhar o Projeto de Lei que garanta a atualização do salário até os próximos dias, todos os educadores vão paralisar suas atividades.
O reajuste do piso nacional do Magistério, a partir de janeiro de 2023, foi de 14,95%. Desde o início do ano, a APLB-Sindicato tenta negociar com o governo municipal a aplicação deste índice ao salário dos professores. Ficou conciliado com a administradora da pasta que em setembro seria aplicado 7,5% de reajuste e outros 7,5% até o final do ano. Para surpresa de todos, no final do mês Braulina anunciou que não daria o aumento.

“Essa atitude do executivo deixou a categoria indignada. Com isso, continuaremos nossa luta em defesa do piso e da Carreira da categoria”, disse Viviane Meira, diretora geral da APLB local.
Cezar Nolasco, diretor da APLB-Regional Sudoeste, afirmou que “a assembleia tomou a decisão certa. Diante da intransigência da administração municipal, é necessário dar uma resposta a altura e a greve talvez seja inevitável “.


“Só não fazemos o que não é possível” diz prefeita de Aracatú “Braulina Lima Silva (Republicanos)

Em julho deste ano, a prefeita emitiu um comunicado relatando que o município de Aracatu vem se desenvolvendo muito bem em todas as áreas. “A gente vem trabalhando a passos largos e com muita firmeza em todas as áreas. Temos um compromisso muito sério com a educação, a gente trabalha junto, recebo sempre o sindicato APLB. Só não fazemos o que não é possível”, justificou a gestora.
Braulina relatou ainda que a prefeitura repassou o reajuste de 33.24% no ano passado e, neste ano, pediu paciência aos professores, visto que fará o pagamento do reajuste de forma escalonada. “Vamos dividir o reajuste em duas etapas. Vamos dar agora, a partir de setembro, 7.5%. Completaremos esse ano ainda os 10%. Nosso compromisso com o professorado de Aracatu é sério. Temos conversado e colocados eles a par de todos os acontecimentos. Existe uma parceria, caminhamos junto com os professores”, concluiu.